Você está em:
5 Dietas da Moda para perder peso com seus prós e contras

Uma boa dieta para perder peso deve envolver mudanças na alimentação que podem ser mantidas ao longo do tempo. Neste artigo, explicamos as vantagens e desvantagens de 5 "dietas da moda".

1. Dieta sem glúten

2. Dieta cetogênica

3. Jejum intermitente

4. Dieta paleo

5. Dieta do Método Reversivo

- Como é uma dieta saudável para perder peso?

Uma alimentação saudável é aquela que pode ser mantida ao longo do tempo. É o caso das dietas tradicionais, como a mediterrânea, a asiática ou a nórdica. Dietas vegetarianas ou veganas bem elaboradas também são modelos saudáveis. Por isso que o método reversivo vem sendo adotado por muitos que buscam não apenas a perda de peso, como também em mantê-lo por um longo período de tempo.

Na mídia você encontra artigos sobre “dietas da moda” que reúnem diferentes propostas. Algumas são dietas terapêuticas indicadas diante de desequilíbrios específicos. Vamos rever os mais mencionados.

1. DIETA SEM GLÚTEN

Certamente está em moda, embora pareça que o entusiasmo por remover o trigo e outros cereais que contêm glúten da dieta esteja diminuindo.

A princípio, a dieta sem glúten é indicada apenas para pessoas que receberam diagnóstico médico de doença celíaca (doença autoimune causada pela intolerância ao glúten).

Algumas pessoas que não receberam o diagnóstico de doença celíaca têm uma sensibilidade mais ou menos acentuada ao glúten e podem se beneficiar da redução ou eliminação desse componente de sua dieta, temporária ou permanentemente.

Alguns nutricionistas deduzem que o glúten tem um efeito inflamatório em todas as pessoas e, portanto, recomendam evitá-lo, mas não está comprovado.

A recomendação de não consumir glúten para emagrecer não se justifica pelo próprio glúten, mas as pessoas que abrem mão de pão de trigo e massas (biscoitos, pastéis, doces...) podem acabar consumindo menos calorias, o que os ajudará a emagrecer.

2. DIETA CETOGÊNICA

Na dieta cetogênica, as calorias vêm principalmente de gordura e proteína, enquanto os carboidratos, que são as principais fontes de energia na dieta da maioria das pessoas, fornecem apenas uma pequena quantidade (menos de 5%).

Esse tipo de dieta causa uma mudança metabólica significativa, pois o corpo deve se adaptar a uma nova fonte principal de energia. Essa mudança implica que o corpo se acostume a queimar gordura e se você não consumir calorias em excesso, acaba perdendo peso.

Mas a dieta cetogênica pode causar consumo excessivo de gordura saturada e proteína, o que pode ter um efeito inflamatório no organismo, além de promover problemas renais, hepáticos e cardiovasculares.

A dieta cetogênica pode ser usada temporariamente sob a supervisão de um médico para o tratamento complementar de algumas doenças.

Dieta sem frescura

3. JEJUM INTERMITENTE

Uma dieta que inclua jejum intermitente pode estimular o corpo a iniciar seus mecanismos de conversão de gorduras em energia (o que pode reduzir a quantidade de tecido adiposo), eliminar toxinas, regenerar o corpo e prevenir doenças por meio da autofagia.

Existem várias maneiras de realizar o jejum intermitente:

- Jejum noturno de mais de 14 horas. Se você jantar cedo e deixar passar um mínimo de 14 horas até o café da manhã (por exemplo, jantar às 19h e tomar café da manhã às 9h da manhã seguinte), ocorre cetose (obter energia da gordura). O jejum pode ser estendido até 16 ou 18 horas.

- Sistema 5:2, onde durante cinco dias da semana você come normalmente (de forma saudável e equilibrada) e durante dois dias você consome no máximo 500 calorias.

- 24 horas de jejum. Durante um ou dois dias por semana não comem alimentos sólidos ou açúcares.

Se algum tipo de jejum intermitente for realizado regularmente, é aconselhável passar por um especialista que avalie a evolução das diferentes variáveis metabólicas (colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.).

Não é recomendado para jovens, mulheres grávidas ou pessoas com sensibilidade a alterações nos níveis de açúcar.

4. DIETA PALEO

A dieta paleolítica visa imitar o tipo de dieta que os seres humanos seguiam antes da invenção da agricultura, que é responsabilizada pelo excesso de cereais e outros produtos na dieta.

Ou seja, comem o que poderia ser caçado, pescado ou coletado (frutas, nozes, sementes, legumes e raízes).

No caso de uma dieta onívora, é verdade que você poderia seguir esse tipo de dieta e obter todos os nutrientes essenciais, mas também seria muito fácil cair em excesso de proteína.

Para um vegetariano ou vegano é muito difícil obter as proteínas necessárias sem recorrer a leguminosas e cereais.

Em relação à perda de peso, a dieta paleo provavelmente favorece a redução, pois reduz radicalmente os carboidratos. O problema é, como dissemos, se essa dieta pode ser mantida ao longo do tempo sem cair em excessos.

5. DIETA DO MÉTODO REVERSIVO

A dieta do método reversivo é uma dieta que está sendo utilizada por pessoas que buscaram de alguma forma obter o peso desejado (seja através de qualquer outra dieta) e não alcançaram o resultado, ou, se alcançaram, não durou por muito tempo. O método reversivo nada mais é do que se alimentar da forma que você possivelmente se alimentava nos primeiros anos da sua vida.

Não se trata de comer a mesma coisa, mas sim se alimentar da mesma forma. O método reversivo normalmente não é tratado como uma dieta, pois não possui o caráter de permitir ou proibir determinado tipo de alimento.

Neste método a alimentação é inserida naturalmente, porém, com os macronutrientes calculados para que a pessoa alcance o peso ideal. Inclusive, por se tratar de um método que trouxe resultados a longo prazo, você poderá conhecer o material completo deste método clicando no botão logo abaixo.

cardápio fit dieta sem frescura

 

COMO É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PERDER PESO?

- Deve fornecer menos calorias do que a dieta que levou ao ganho de peso.

- Deve fornecer todos os nutrientes essenciais com alimentos naturais integrais, como legumes, grãos integrais, vegetais, frutas, nozes e sementes.

- Não deve conter produtos ultraprocessados ou com adição de açúcares.

- Deve ser acompanhado de exercício físico, descanso e controle do estresse.

Gostaria de conhecer mais sobre a dieta que está atraindo pessoas de todas as idades e com o mesmo objetivo de alcançar o peso desejado? É só acessar o baner logo abaixo.

Perder peso fácil

W. Heni Cavalcanti Adoro viajar e conhecer cada cantinho do Brasil.

Leia outros artigos

Anuncie seu negócio no Vivago

O Vivago e a melhor opção para você divulgar o seu negócio online!

Anuncie!