Você está em:
Origem e Significado dos Símbolos Religiosos

Todas as religiões possuem suas tradições e um modo de vida que a identifica. Em muitos casos, para expressar determinada crença, símbolos foram criados para identificar a fé de alguém ou lugar. Muitas vezes nos deparamos com símbolos religiosos e não sabemos seus significados e suas origens. Em outros casos, alguns símbolos se tornaram tão populares que seu significado atual não condiz com a sua origem histórica.

Independente do país ou idioma, os símbolos transmitem seu significado comum e assim, sua imagem faz com que determinada religião se espalhe pelo mundo. Seja o Cristianismo, Islamismo, Budismo ou Hinduísmo, todas possuem seus símbolos que as identificam.

Abaixo, apresentamos cinco símbolos religiosos mais comuns do mundo e seus significados.

Cruz Cristã (Origem 32 D.C.)

Símbolos religiosos - cruz

Considerado o principal símbolo Cristão, a Cruz tem sua origem bem antes de Jesus e logo no primeiro século e até os dias atuais é utilizada como forma de representar a fé em Cristo principalmente entre os Católicos, Ortodoxos, Anglicanos e Luteranos. Sua razão está baseada na morte que Jesus sofreu e que era comum na época, a Crucificação. Apesar da imagem apresentada pela morte de cruz, este símbolo significa para muitos Cristãos a vitória de Jesus sobre a morte e segundo o apóstolo Paulo a “mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é poder de Deus” (I Cor 1, 18).

Existem muitas variantes da Cruz, sendo as mais conhecidas a Cruz Tau, a Cruz de Jerusalém, a Cruz Pátea, a Cruz Nórdica, dentre outras.

Peixe (Cristão)

Símbolos religiosos - peixe

Outro símbolo Cristão, o Peixe teve sua origem logo no início, quando os cristãos sofriam perseguição e precisavam se identificar sem levantar muita suspeita como acontecia com o símbolo da cruz. Dessa forma fazia-se o desenho de uma meia-lua para baixo e outra para cima, representando um peixe e em alguns casos com a inscrição grega cuja as iniciais significavam Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador ("Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr"). Se pegarmos as primeiras iniciais de cada palavra dessa frase temos a palavra grega Peixe (“ichthys”). Daí a origem deste símbolo.

O peixe era o principal alimento para os povos Judeus e, além disso, foi alvo de um dos mais famosos milagres de Jesus, quando este o multiplicou para alimentar milhares de pessoas. Também significava a salvação das almas, pois Jesus disse aos discípulos para serem pescadores de homens para o Seu Reino.

Lua Crescente com Estrela

Símbolos religiosos - lua crescente

Símbolo do Islamismo, a Lua Crescente com a estrela foi inicialmente símbolo do império Otomano. A princípio, somente a lua era símbolo do Império Bizantino, porém, no ano 330 o imperador Romano Constantino acrescentou a estrela em referência à Virgem Maria.

Após a conquista muçulmana de Constantinopla, atual Istambul, o símbolo passou a ser utilizado no Islão como forma de soberania, dignidade e renovação da vida e da natureza. No que diz respeito à religiosidade, o símbolo representa os cinco pilares da fé islâmica: Oração, Caridade, fé, Jejum e Peregrinação, em referência às cinco pontas da estrela.

Estrela de Davi

A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas e um dos principais símbolos do judaísmo. Presente nas sinagogas, lápides e em vários elementos da cultura judaica, o Escudo de Davi, como também é conhecido, historicamente não se limitava ao uso pelos judeus e originou-se, quando, lado a lado com a estrela de cinco pontas, serviu como sinal mágico ou como decoração, de forma a apresentar uma identidade aos judeus em contrapartida à Cruz de Cristo. Na Idade Média, este símbolo apareceu com maior frequência entre os judeus, mas sem nenhum significado religioso em especial. A comunidade judaica de Praga foi a primeira a usar a estrela de Davi como símbolo oficial, e a partir do século XVII a estrela de seis pontas se tornou o selo oficial de muitas comunidades judaicas e um sinal geral do judaísmo. Presente em algumas catedrais Cristãs, a Estrela de Davi é mais conhecida através da bandeira de Israel.

Yin-Yang

Símbolo do Taoísmo, o Yin-Yang é um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada com uma metade negra (Yin) e outra branca (Yang). Cada metade possui também um pequeno círculo de cor oposta em seu interior.

Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas e de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: a metade negra representa o escuro, a noite, a lua, o feminino e a passividade. Já a metade branca representa a atividade, o iluminado, o dia e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro.

Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim a transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista.

Conhecido tanto no ocidente quanto no oriente, este símbolo está presente em toda a cultura do mundo contemporâneo, seja na religião ou como apenas um adereço.

Autor: Canal Curiosidade Cristã
Fonte: Canal Curiosidade Cristã
Túlio Márcio Engenheiro Civil por profissão, esportista por hobby e viajante por paixão. Conheço todo o Brasil e tenho Minas Gerais como o meu país de coração.

Leia outros artigos

Anuncie seu negócio no Vivago

O Vivago e a melhor opção para você divulgar o seu negócio online!

Anuncie!