Você está em:
Praias pouco conhecidas, mas que podem te surpreender

Todos sabem que o Brasil é um país abençoado por sua natureza, tanto interior quanto costeira. Nosso país ocupa uma vasta área ao longo da costa leste da América do Sul e apesar do seu extenso litoral, nomes como Jericoacoara, Copacabana e Porto de Galinhas estão na ponta da língua de todos. No entanto, verdadeiros paraísos litorâneos menos famosos são uma ótima escolha para aqueles que procuram sair do conforto, às vezes, longe do barulho e multidões, sem deixar de desfrutar a majestade do céu azul e águas cristalinas. Vale lembrar que nossa intenção não é informar que essas praias não são conhecidas ou recém-descobertas (até porque algumas lotam na alta temporada) e que para chegar lá somente de barco ou horas de caminhada, mas sim, que são menos famosas a nível nacional e que podem nos surpreender com suas belezas. A boa notícia é que preparamos uma lista com dez surpreendentes praias e que estão na lista das melhores do Brasil.

1 - Praia do Havaizinho (Itacaré, BA)

Famosa pelas belas praias que atraem turistas e surfistas de todos os cantos, Itacaré vem ganhando cada vez mais destaque nacional. Diante das belezas naturais que a rodeia, uma charmosa praia chama a atenção tanto pelo nome quanto por sua beleza, a praia do Havaizinho. Cercada pela Mata Atlântica seu acesso se dá através de uma trilha que se inicia na BA-001 com um percurso que dura entre 10 a 20 minutos, nada cansativo. Muitos se arriscam sozinhos, mas para quem quiser há a opção de um guia. Ao se aproximar você depara com um lindo lugar gramado cheio de coqueiros e o mar ao fundo, parece foto de capa. De fato, vale a pena!

2 - Praia de Grumari (Rio de Janeiro, RJ)

Muito menos famosa que Copacabana e Ipanema, a praia de Grumari é um refúgio para os cariocas e turistas que buscam tranquilidade. Isso não significa que a praia esteja sempre vazia, no entanto, ainda está longe das aglomerações das praias urbanas do Rio. Por fazer parte de uma reserva ambiental, os visitantes podem curtir a natureza exuberante ao seu redor. Em finais de semana de verão é sempre bom chegar cedinho, conseguir uma boa vaga para deixar o carro e curtir as belezas desta praia encantadora.

3 - Praia de Galinhos (Galinhos, RN)

Localizado em uma península e distante cerca de 170 quilômetros da capital Natal, Galinhos é um lugar simples e rico em belezas. Essa pacata vila de pescadores é lugar ideal para quem gosta de sossego e aventura, pois oferece diversos passeios, seja a pé, de “burro táxi”, buggy ou a barco por locais paradisíacos. Seu acesso se dá através da BR-406 até o estacionamento da Prefeitura, daí em diante deixe seus problemas, caso os tenha, para trás e curta as dunas, piscinas naturais com águas quentinhas e até uma montanha de sal que mais parece neve. Quem dispensa os atrativos de uma cidade grande se apaixona por Galinhos.

4 - Praia de Fora (Ilha do Mel, PR)

A praia de Fora é uma das tantas praias pouco conhecidas pelos brasileiros no Parque Estadual da Ilha do Mel no Paraná. Para chegar lá somente de barco com saídas de Paranaguá e Pontal do Sul. É necessário se informar com antecedência sobre o local, pois na ilha não há veículos e estradas, apenas trilhas, tornando o local bem preservado. Próximo à praia está Nova Brasília, onde há pousadas e restaurantes. Também ao lado se encontra um dos seus cartões postais, o Farol das Conchas, que pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel.

5 - Praia do Rosa (Imbituba, SC)

A praia do Rosa é um lugar mágico e ótimo para passear com os amigos. No verão andar de carro por lá se torna um desafio e há quem diga ser o lugar preferido dos jovens e surfistas. Badalada na alta temporada, Rosa ainda trás resquícios de lugar típico de vila de pescadores. Sua paisagem também ajuda. Pelas ruas de terra são várias as opções de pousadas e restaurantes, e a praia em si trás uma beleza única com as matas e águas cristalinas. Mais belo ainda é poder ver as baleias francas entre julho e novembro, Imbituba é considerada a capital nacional das baleias.

6 - Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)

Cenário de novela Carneiros poderia ser tranquilamente cenário de Hollywood. Cercada por coqueiros a praia oferece quiosques e pousadas sem igual, mas, preparem-se, pois assim como a água os preços são salgados. No entanto, a sensação de “valeu a pena” reinará na memória e nas fotos tiradas com a família. Piscinas naturais, coqueiros exuberantes, areia clarinha e até uma igrejinha do século XVIII são cenários de tirar o fôlego. No lugar reina a paz e tudo é calmo, desde o passeio de stand up paddle até um mergulho nas águas rasas e transparentes o que torna Carneiros um verdadeiro convite para todas as idades.

7 - Praia do Bonete (Ilhabela, SP)

Localizada no município-arquipélago de Ilhabela no estado de São Paulo, a praia do Bonete se difere das outras tanto pelo difícil, mas atrativo acesso por trilha (que pode chegar a quatro horas de caminhada) quanto pela comunidade caiçara que lá vive ajudando a preservar o local. Para chegar à praia há também a opção de lanchas, cujo serviço é oferecido por agências de turismo, mas muitos preferem mesmo a caminhada, por conta da natureza e do ecoturismo. Sua orla com mais de 600m de extensão é cercada por árvores nativas e montanhas ao lado. É só conferir.

8 - Praia do Patacho (Porto de Pedras, AL)

Apesar de ser considerada por muitos como umas das mais belas praias do Brasil, Patacho ainda é desconhecida pela maioria dos brasileiros que procuram por destinos mais famosos como São Miguel dos Milagres e Maragogi, ambas vizinhas. Mas não se engane, Patacho é cheia de segredos que podem ser desvendados ao percorrer sua orla que quase sempre está vazia. Um lugar super agradável pra se curtir com a família. Não há vendedores no local, portanto, leve seu próprio alimento.

9 - Praia de Bombinhas (Bombinhas, SC)

Quando se fala em Santa Catarina a maioria dos não sulistas pensa logo em Balneário Camboriú, no entanto, há uma preciosidade no meio do caminho, a charmosa Bombinhas. Ela se destaca por seu estilo interiorano e agradável para aqueles que não apenas querem curtir uma praia, mas também admirar a natureza preservada através de trilhas pela Mata Atlântica ou até mesmo sob o mar, Bombinhas é um dos melhores pontos para mergulho do país. A infraestrutura é razoável, acredito ser por um bom propósito, mas nada que lhe tire a sensação de abundância e conforto. Ideal para levar a família, costuma estar cheia de turistas de todas as partes do Brasil e do exterior.

10 - Praia Brava (Arraial do Cabo, RJ)

Praia Brava

Arraial do Cabo possui as praias mais paradisíacas do Brasil e algumas estão sempre nas listas das dez mais bonitas do país. No entanto, uma se destaca como verdadeiro segredo bem guardado entre as praias de Arraial do Cabo, a praia Brava. O mar é realmente bravo, o que a torna própria para prática do surfe. Quase sempre deserta, seu acesso se dá por trilha e não é indicada para os menos aventureiros. É uma praia de passagem e dificilmente você ficará lá o dia inteiro, pois não há infraestrutura no local, mas por ser tão bela e a sensação de ter encontrado um paraíso perdido valerá a pena. Tudo é lindo – o mar, a areia, as rochas e até o céu parece ser diferente.

Túlio Márcio Engenheiro Civil por profissão, esportista por hobby e viajante por paixão. Conheço todo o Brasil e tenho Minas Gerais como o meu país de coração.

Leia outros artigos

Anuncie seu negócio no Vivago

O Vivago e a melhor opção para você divulgar o seu negócio online!

Anuncie!